LOGIN

O AGRUPAMENTO DE ESCOLAS POETA ANTÓNIO ALEIXO

1. CARACTERIZAÇÃO

O Agrupamento de escolas Poeta António Aleixo é constituído por três escolas: a Escola Secundária Poeta António Aleixo (escola sede), a Escola Básica 2, 3 D. Martinho de Castelo Branco e o Centro Escolar do Pontal (com valências de Jardim de infância e 1º ciclo). Todas as escolas do agrupamento ficam situadas na zona sul da cidade de Portimão, a cerca de 1000 m da Praia da Rocha. Conta com cerca de 220 docentes e aproximadamente 1200 discentes.

 

1.1. Meio envolvente

Portimão é a principal cidade do Barlavento algarvio e fica situada junto ao mar. É sede de um município com 182,08 km² de área e 55 614 habitantes (censos 2011 INE). Subdivide-se em 3 freguesias, Portimão, Alvor e Mexilhoeira Grande, das quais duas, Alvor e Portimão, apresentam uma estrutura marcadamente urbana, e a outra, a Mexilhoeira Grande, uma estrutura mais rural. O município é limitado a norte pelo concelho de Monchique, a leste pelos concelhos de Silves e Lagoa, a oeste, por Lagos, e a sul pelo oceano Atlântico. Ao longo dos últimos vinte anos registou-se uma evolução positiva no crescimento populacional do concelho, sendo mais acentuado na última década (2001-2011). Este aumento do número de habitantes no concelho ficou a dever-se ao dinamismo económico, durante esse período, ligado principalmente à construção civil e ao turismo (hotelaria e restauração), atraindo populações de proveniência diversa, principalmente dos países de leste e dos PALOP. Por este motivo, houve um aumento da prestação de serviços para responder às necessidades.

Portimão é hoje um município de referência no Algarve e no país. Distingue-se essencialmente pela sua oferta turística e por uma diversidade de atividades complementares associadas à praia e ao lazer. Destaca-se a Praia da Rocha e a foz do rio Arade como palcos privilegiados de grandes eventos, nomeadamente a motonáutica e o Mundialito de futebol de praia, sendo também locais propícios ao desenvolvimento de atividades de vela, canoagem, surf e windsurf, regularmente praticadas através de clubes e escolas de formação e aprendizagem. Além disso, Portimão recebe, com alguma regularidade, a visita de navios de cruzeiro, reforçando assim a sua componente turística.

Quanto ao sistema de saúde, este município está munido de duas unidades prestadoras de serviços nesta área, o Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio e Hospital Particular do Algarve – Alvor, que abrangem praticamente toda a região do Barlavento. Existe ainda um Centro de Saúde com várias extensões e diversas clínicas privadas

Numa outra área de intervenção, destacam-se o Autódromo Internacional do Algarve - Parkalgar Autódromo, o Teatro Municipal de Portimão (Tempo), o Museu de Portimão, a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, o pavilhão multiusos Arena, o complexo desportivo de Alvor e o da Mexilhoeira Grande, a Piscina Municipal, o Parque da Juventude, infraestruturas dimensionadas para eventos desportivos, culturais e recreativos. No setor do comércio, é de salientar a existência de Centros Comerciais como o Continente e o Aqua e ainda o Retail Center, onde se concentram os principais estabelecimentos comerciais da cidade dando emprego a uma parte significativa da população. Existem ainda outras empresas de algum relevo, no âmbito da atividade vinícola, como a Herdade dos Pimentéis e a Quinta do Morgado da Torre. Destaca-se o Porto de Pesca que, apesar de atualmente ter uma atividade mais reduzida, foi no passado recente de grande importância para a economia local. Hoje, Portimão possui o segundo porto de pesca da região e o porto comercial com maior volume de mercadorias. Neste setor, regista-se também algum dinamismo no âmbito da aquacultura, sobretudo na zona de Alvor. Podem ser aí encontradas empresas com algum potencial económico tal como a EMAQUA, sedeada na Mexilhoeira Grande, e a Aqualvor em Odiáxere.

A agricultura do Município, ainda que fraca, é uma das atividades do setor primário com relevância, particularmente na freguesia da Mexilhoeira Grande. Na cidade e sua periferia existem também alguns parques naturais e zoológicos (Quinta Pedagógica, Zoomarine, Zoo de Lagos, Parque da Mina) que potenciam emprego e atividade turística.

Os estabelecimentos escolares existentes no concelho abrangem os diversos níveis de ensino, desde a Educação Pré-Escolar ao Ensino Superior (Universidade do Algarve- campus de Portimão e Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes). Além disso, existem algumas escolas profissionais como a Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, polo de formação do Instituto de Emprego e Formação Profissional e o Centro de Línguas Cultura e Comunicação. Assim, a localização geográfica com boas acessibilidades, a existência de um sistema escolar abrangente, a grande oferta habitacional e de mão de obra qualificada e, ainda, os bons equipamentos turísticos têm constituído fatores positivos e dinamizadores do desenvolvimento do concelho.

 

1.2. Missão

No quadro da Lei de Bases do Sistema Educativo, o Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo tem por missão preparar os alunos para enfrentar os desafios do século XXI, promovendo o desenvolvimento das múltiplas literacias. Nesse sentido, o Agrupamento assume como sua obrigação a prestação de um ensino de qualidade simultaneamente rigoroso, exigente, humanista e integrador, de forma a proporcionar a todos os seus alunos um percurso escolar de sucesso e de excelência. Concomitantemente, deve formar cidadãos conscientes, com espírito democrata e pluralista, responsáveis, autónomos, empreendedores, abertos ao diálogo e capazes de interagir e intervir na construção de uma sociedade futura valorizadora da ética e da responsabilidade social, económica e ambiental.

 

1.3. Visão

A nossa visão é sermos uma Instituição Pública de referência e de excelência. Para isso, o Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo tem de promover uma cultura de inclusão formando cidadãos dotados dos valores estruturantes da nossa sociedade. Deve afirmar-se como uma organização com elevados padrões académicos, sancionados quer pela avaliação externa dos seus alunos quer pelas taxas de sucesso obtidas. Simultaneamente tem que se afirmar socialmente como uma entidade reconhecida pela qualidade do ensino qualificante que ministra, evidenciada pelo profissionalismo e competências demonstradas pelos seus alunos aquando da sua inclusão nas empresas. Por um lado a ambição do Agrupamento, enquanto Instituição Pública, consubstancia-se na prestação de um serviço educativo o mais abrangente possível o que implica também a formação da população adulta do concelho, como contributo essencial para a melhoria do seu nível habilitacional e profissional. Neste contexto, a diversificação da oferta formativa nos diferentes níveis de ensino, surge como condição obrigatória para que possamos responder aos diferentes anseios e capacidades dos alunos e formandos, proporcionando-lhes percursos formativos e educativos de sucesso e competência. Pretende-se criar ao longo de todos os níveis de ensino um forte sentido de identidade e pertença, de inclusão e equidade, gerador de um clima de segurança, disciplina, confiança e bem-estar e, em especial, dos valores da responsabilidade e do trabalho. Por outro lado, existe outra vertente muito importante para o desenvolvimento da nossa organização que se centra no reforço do envolvimento com a comunidade onde está inserida: uma escola aberta para o exterior, interagindo com o meio envolvente, dando e recebendo, numa perspetiva de enriquecimento mútuo. Assume-se, assim, o ato educativo como um processo partilhado onde cada um dos atores educativos, em especial pais e professores, assume as suas responsabilidades e cujo trabalho conjunto surge como uma prioridade na construção da visão do Agrupamento.

(Extraído do Projeto Educativo do AEPAA)

Vote no seu LEMA preferido
  • Votes: (0%)
  • Votes: (0%)
  • Votes: (0%)
Total Votes:
First Vote:
Last Vote:
Go to top