“32% das crianças entre os 2 e os 10 anos têm excesso de peso”.
Para sinalizar este dia a equipa EPS aconselha a visualização deste documentário da SIC Noticias

IMG 1355Já teve início o processo de eleição da nova Associação de Estudantes da ESPAA. São duas as listas candidatas e serão apresentadas como Lista N e Lista W. Brevemente será anunciado o calendário definido para as atividades relacionadas com este processo eleitoral.

Erasmus COR

A educação do aluno do século XXI exige à escola abordagens organizacionais e pedagógicas inovadoras. Essa foi a razão que motivou a participação do Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo no projeto nacional da Flexibilidade Curricular, iniciativa do Ministério da Educação em Portugal. Mas como flexibilizar o currículo nos diferentes níveis de ensino? Como deve a escola organizar-se de forma a assegurar a melhor resposta educativa a todos os estudantes? Que abordagens e métodos pedagógicos devem ser trazidos para a escola e para a sala de aula de modo a favorecer a motivação, a participação ativa, a autonomia e a qualidade da aprendizagem dos estudantes?

Professores para o Século XXI é um projeto de mobilidade internacional que tem como finalidade o desenvolvimento profissional de educadores, professores e técnicos de educação, no sentido de os capacitar para a mudança que a escola hoje exige. Durante dois anos, quarenta profissionais, do pré-escolar ao ensino secundário, de todas as áreas disciplinares, vão explorar, através de atividades de Job Shadowing, as soluções que outras escolas europeias construíram para responder a questões semelhantes às nossas, desenvolvendo as competências necessárias à implementação de algumas dessas soluções através da participação em Cursos Estruturados a decorrer noutros contextos, no espaço europeu. No regresso ao agrupamento, as aprendizagens realizadas em contexto internacional serão disseminadas através de processos colaborativos há muito instituídos na nossa comunidade: a partilha de conhecimentos e a reflexão sobre as experiências promoverá o desenvolvimento das competências de todos os outros profissionais e, principalmente, promoverá a integração e a transferência contextualizada dos novos saberes para a escola e para a sala de aula. O impacto do nosso projeto deverá fazer-se sentir tanto ao nível sistémico, na organização do ensino e da aprendizagem, como ao nível das práticas pedagógicas e das atitudes do pessoal educativo, tendencialmente mais aberto à inovação educacional e à participação em processos colaborativos a decorrer em ambiente internacional.

Espera-se, portanto, que o projeto Professores para o Século XXI produza mudanças duradouras na dinâmica de funcionamento da organização escolar das quais possam beneficiar todos os estudantes que frequentam o Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo.

Este projeto é financiado através do Programa Erasmus+ KA101 - Mobilidade internacional de profissionais de educação para fins de aprendizagem.

A candidatura à participação nas mobilidades internacionais previstas para 2018/2019 deverá ser apresentada de 3 a 17 de outubro de 2018, por educadores de infância, professores e técnicos superiores em exercício de funções no agrupamento, através do seguinte formulário.

Critérios de seleção dos participantes no Erasmus+

Informações adicionais poderão ser solicitadas através do email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Desp escO DESPORTO ESCOLAR recomeça em grande com uma oferta muito variada.

Consulta as modalidades, horários e locais de treino do teu Agrupamento.

OFERTA DESPORTIVA

Go to top