Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF)

1. O QUE É GABINETE DE APOIO AO ALUNO E À FAMILIA? 

O Gabinete de Apoio do Aluno e à Família (GAAF), desenvolve a sua ação nos estabelecimentos de educação pré-escolar e do ensino básico, e a sua intervenção é fundamentada nos seguintes domínios:  
•    Apoio psicopedagógico a alunos, professores e encarregados de educação/pais, no contexto educativo; 
•    Apoio à promoção das relações da escola com a comunidade;

•    Orientação escolar e profissional.

 

A equipa técnica do GAAF, é constituída por uma Técnica Superior de Serviço Social e uma Técnica Superior de Psicologia.

 

A atividade do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família, tem por base o Decreto-lei nº 184/2004 de 29 de Julho, o Decreto-Lei nº 190/91 de 17 de Maio e o Decreto-Lei nº 300/97 de 31 de Outubro, visando, fundamentalmente, a articulação com a comunidade educativa de modo a contribuir para o sucesso académico, pessoal e social dos alunos. 

O GAAF está em funcionamento desde Outubro de 2010, na Escola EB 2/3 D. Martinho de Castelo Branco e no Centro Escolar do Pontal.


2. QUEM PODE RECORRER AO GAAF? 

•    Os alunos, diretamente ou através dos Diretores de Turma ou Encarregados de Educação/Pais; 
•    Os Encarregados de Educação/Pais; 
•    Os Diretores de Turma, outros docentes e restante comunidade educativa. 

3. COMO ACEDER AO GAAF? 
Todos os interessados devem preferencialmente efetuar sinalização em formulário próprio, através do director de turma. Caso não seja possível, poderão efectuar marcação prévia, dirigindo-se, para esse efeito, às instalações do Escola EB 2/3 D. Martinho de Castelo Branco, através do contacto telefónico 282 460 120 ou por e-mail  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e/ouEste endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .


4. ONDE FUNCIONA O GAAF? 

O Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família dispõe de instalações próprias, numa sala para o efeito, quer no Edifício da Escola EB 2/3 D. Martinho de Castelo Branco, quer no Centro Escolar do Pontal.