O clube ciência viva do agrupamento agradece ao laboratório A2 Análises Químicas a doação de material de laboratório e reagentes, tendo em vista melhorar as condições dos nossos laboratórios para o ensino da microbiologia. A gerência desta empresa de Guimarães justifica a doação como o reconhecimento da qualidade do trabalho de cooperação desenvolvido no âmbito do Clube Ciência Viva do agrupamento.
Está a terminar mais um ano letivo, onde a promoção pela literacia científica da comunidade escolar foi uma das mais relevantes batalhas travadas. Vencer esta batalha exigiu cooperação e resiliência das diferentes estruturas do agrupamento: órgão de gestão, clube ciência viva, coordenação dos cursos profissionais, coordenação de diretores de turma, os diferentes departamentos e os vários conselhos de turma. Para isso, foram desenvolvidas diversas iniciativas STEAM, em todos os níveis de ensino, por forma a valorizar o papel “do ensino das ciências”, enquanto alavanca decisiva para o desenvolvimento de todo o currículo e como força motriz da motivação dos alunos. A dinamização de ateliers/feiras de ciência de aluno para aluno foi uma aposta ganha, possibilitando que todos aprendessem mais e melhor. A realização de atividades experimentais dentro e fora da sala de aula, bem como o contacto com cientistas, colaboradores de empresas com I & D e empreendedores locais permitiu alargar os horizontes dos alunos e valorizar o papel do conhecimento e da escola nas suas vidas.
O clube ciência viva agradece a todos os alunos que se voluntariaram para dinamizar as atividades, a todos os docentes que se envolveram e o relevante contributo dado pelos seus parceiros institucionais (formais e informais).
Todos juntos construímos uma “escola inclusiva e aberta à modernidade, referência social e cultural da comunidade” (do projeto educativo).
Nos termos da lei em vigor, os Encarregados de Educação dos alunos dos 1º, 2.º e 3.º ciclos, e do ensino secundário devem proceder à devolução dos manuais atribuídos no âmbito do programa MEGA.
Considerando o grande volume de manuais a receber pelo Agrupamento e de forma a evitar esperas muito prolongadas, todos os Encarregados de Educação devem respeitar o calendário infra para procederem à devolução.
Relembramos que os manuais a devolver devem estar em condições de reutilização, de acordo com o estipulado na lei e no manual de controlo Interno do Agrupamento.
Os manuais a entregar são todos aqueles que constavam dos “vouchers” (tanto os novos como os reutilizados) de acordo com a lista indicada no final da presente Circular – no caso do 1º ciclo, os manuais entregues aos alunos em 22/23 foram todos de 1ª utilização (novos).
* a entrada no recinto/distribuição de senhas termina às 12:30h no período da manhã e 17:30 no período da tarde
* a entrada no recinto/distribuição de senhas termina às 12:30h no período da manhã e 17:30 no período da tarde
* a entrada no recinto/distribuição de senhas termina às 12:30h no período da manhã e 17:30 no período da tarde
NOTA: Os manuais das disciplinas às quais os alunos realizam Exames Nacionais, deverão ser entregues após a saída das pautas, na Biblioteca da Escola Secundária Poeta António Aleixo.
Relembramos que os manuais deverão ser entregues em boas condições, limpos, sem estarem escritos pelos alunos e sem qualquer tipo de encapamento ou encadernação. É responsabilidade do aluno e ou Encarregado de Educação apagar toda a informação escrita pelo aluno no manual antes de se deslocarem ao Agrupamento.
O não cumprimento destas indicações impede a entrega dos mesmos e a subsequente perda do direito à receção de livros no próximo ano letivo e/ou a obrigatoriedade de efetuar o pagamento dos manuais que não estejam em conformidade. Está igualmente prevista a não emissão de certificações para os alunos dos anos terminais.
Consulte o texto integral da Circular n.º60 - 2023/2024 com a lista de manuais a entregar.
Investigação em Ciências na sala de aula
Os alunos do 10.º ano do curso de Ciências e Tecnologias desenvolveram, no âmbito do estudo da Química na disciplina de Física e Química A, dois módulos de Ensino das Ciências Baseado em Investigação, subordinados a temas socio-científicos atuais. No primeiro módulo a questão problema era “Gases na atmosfera – essenciais ou poluentes?”. No módulo dois, a questão problema foi: Em que medida o hidrogénio verde poderá ser uma alternativa ao gás natural?. Como resultado destas investigações, foram elaborados alguns posters (expostos no átrio da ESPAA) e notícias.
No primeiro módulo a questão problema era “Gases na atmosfera – essenciais ou poluentes?”. Os alunos ao investigarem o papel dos diferentes gases na atmosfera da Terra, identificaram os gases essenciais para a existência de vida na Terra e os gases poluentes, permitindo-lhe, assim, uma reflexão sobre as consequências destes gases para o planeta Terra. Este módulo promoveu a consciencialização e responsabilidade ambiental e social, com vista à construção de um futuro sustentável. A exposição interativa dos trabalhos realizados e partilhados com a comunidade educativa, encontra-se no átrio da ESPAA, e é uma forma de promover nos alunos uma cidadania ativa e participada.
Através desta exposição pretende-se que os alunos informem e alertem a comunidade para os temas que investigaram: Efeito de Estufa, Smog, Buraco na Camada de Ozono, Chuvas Ácidas e Alterações Climáticas, propondo soluções para os problemas identificados. Assim, a exposição assume-se como uma ação coletiva para a resolução de problemas, que capacitam os alunos como críticos e produtores de conhecimento um contributo para o Objetivo para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13 “Ação contra a mudança global do clima”.
No módulo dois, a questão problema foi: Em que medida o hidrogénio verde poderá ser uma alternativa ao gás natural?. Este módulo iniciou-se com a exploração de notícias e debate sobre a dependência da Europa do gás natural e uma investigação sobre a combustão do metano, promovendo, uma vez mais, a consciencialização e responsabilidade ambiental e social, com vista à construção de um futuro sustentável.
No final, foi proposto aos alunos a elaboração de uma notícia, infografia, podcast, vídeo, com vantagens e desvantagens sobre o hidrogénio verde como substituinte do gás natural, para partilha com a comunidade. Contribuindo para o ODS 7 “Energia limpa e acessível”.
“Todos temos uma criança dentro de nós”.
Há dias em que essa criança pode estar mais adormecida, outros em que ela só precisa de um estímulo e outros há em que só apetece rir à gargalhada, brincar e descomplicar aquilo que é, tantas vezes, tão simples porque assim é o mundo das crianças - simples.
Foi com esta premissa que o Centro Escolar do Pontal quis assinalar a data através da dinamização de atividades dedicadas a todas as crianças do Jardim de Infância e do 1º ciclo: visita ao quartel dos bombeiros, passeio de “comboio turístico”, brincadeiras nos insufláveis e até, um menu de almoço cuidadosamente pensado para fazer as delícias dos pequenos!
Foi um dia de grande alegria e felicidade, estampadas em cada rosto e em cada olhar.
Porque ser criança significa, acima de todas as coisas, ser-se genuinamente feliz.
Informa-se a comunidade escolar que por motivo de Greve Nacional dos Profissionais da Educação a Escola EB 2.3 D. Martinho Castelo Branco encontra-se sem atividades letivas no período da manhã.
As atividades letivas iniciam-se no período da tarde a partir das 13:20h. Mais se informa que não há serviço de refeitório pelo que os alunos deverão almoçar na sua residência e ser portadores do cartão de aluno para acesso à escola.
Portimão, 7 de junho de 2023
O Diretor
Telmo Eduardo Soares