"Dans la vie, rien n'est à craindre, tout est à comprendre."
Na vida, nada há a temer, mas tudo a entender.
Marie Curie
Feira das Plantas
- Detalhes
Nos dias 3 e 4 de maio as professoras do grupo 230 realizaram a Feira das Plantas na escola D. Martinho de Castelo Branco. A escola encheu-se de cores e aromas e os alunos tiveram oportunidade de estudar as características e a morfologia das plantas que adquiriram.
Semana dos Polinizadores
- Detalhes
A Rocha, Associação Cristã de Estudos e Defesa do Ambiente, realizou um conjunto de atividades integradas na “Semana dos Polinizadores” entre os dias 20 e 25 de março de 2023.
Durante esta semana realizaram-se várias atividades destinadas à comunidade educativa e ao público em geral, onde se deu destaque ao papel dos polinizadores no equilíbrio natural, particularmente nos chamados Serviços dos Ecossistemas.
A turma A do sexto ano teve o privilégio de participar, no dia 24 de março, numa das atividades desenvolvidas por esta Associação e promovida pela professora Maria Natália Martins.
As atividades desenvolvidas estão enquadradas na Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA), nomeadamente no Eixo III - Valorizar o Território e nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS 3, 4, 10, 11, 12, 14, 15 e 17). Preconizam ainda as competências traçadas pelo Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e os objetivos preconizados na área curricular de Cidadania e Desenvolvimento. As atividades tiveram como objetivos: 1) fomentar aprendizagens relacionadas com o desenvolvimento sustentável e 2) promover o exercício da cidadania, tal como descrito na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (ENEC), nomeadamente no domínio do desenvolvimento sustentável.
Semana nacional da cultura científica - ensino experimental
- Detalhes
No âmbito da semana nacional da cultura científica, as professoras de Ciências Naturais do 2.º ciclo promoveram o ensino experimental em sala de aula, com o objetivo de desenvolver o gosto pela Ciência, o raciocínio dedutivo e a comunicação científica.
No 5.º ano as experiências realizadas foram sobre a permeabilidade dos solos e a identificação de rochas.
No 6.º ano as atividades experimentais realizadas pretenderam detetar o amido nos alimentos, deduzir que a digestão se inicia na boca e estudar a constituição do sistema respiratório de um borrego.
Comemorar o Dia da Alimentação
- Detalhes
Para comemorar o Dia da Alimentação, os alunos do 6º ano elaboraram os individuais que foram colocados em todos os tabuleiros no refeitório da Escola Dom Martinho Castelo Branco.
Todos os alunos que almoçaram no dia 20 de outubro, na escola, tiveram oportunidade de fazer crucigramas, sopa de letras e adivinhas alusivas a alimentos, nutrientes e alimentação saudável.
Quarto ano do CEP à descoberta!
- Detalhes
Os alunos do 4º ano do Centro Escolar do Pontal, tiveram oportunidade de desfrutar de um final de ano diferente. Vestiram-se de pequenos exploradores e foram conhecer melhor o Universo das estrelas e dos planetas, mas também a fauna e flora dos nossos oceanos.
No final da sua exploração ao Oceanário de Lisboa e ao Planetário da Marinha, os nossos pequenos cientistas mostraram-se felizes por tudo aquilo que aprenderam e viveram. Esta atividade decorreu nos dias 24 e 29 de junho, tendo sido dinamizada pela equipa pedagógica do 4º ano do ano letivo 2021/2022 e apoiada pelo Clube Ciência Viva do nosso Agrupamento.
Planetário da Marinha
Oceanário de Lisboa
Observação das partes constituintes de flor e de semente
- Detalhes
Com o intuito de contribuir para o desenvolvimento do interesse, curiosidade natural e facilitar a aprendizagem, a professora de Ciências Naturais, Rute Dantas, promoveu algumas atividades práticas de observação.
As turmas D, E, F e G do 6º ano observaram as partes constituintes de uma flor, comparando-as com as imagens dos manuais.
As turmas A, D, E, F e G do 6º ano observaram as estruturas constituintes de uma semente (feijão), complementando com desenhos esquemáticos.
Ambas as atividades práticas tiveram como objetivo a promoção de capacidades de observação atenta, espírito crítico, curiosidade e sensibilidade para o meio envolvente, cooperação e comunicação.
Intercâmbio com a escola B+S Padre Manuel Álvares
- Detalhes
MEMÓRIAS PARA RECORDAR
Decorreu entre os passados dias 27 de Abril e 2 de Maio a segunda parte do intercâmbio entre o nosso agrupamento e a EB + S Padre Manuel Álvares (Ribeira Brava – Madeira). Os alunos participantes tiveram oportunidade de conhecer a história e cultura locais, valorizar o património geológico e a biodiversidade presente no sul de Portugal continental. Foram muitas as memórias para recordar!
Pág. 1 de 3