"Dans la vie, rien n'est à craindre, tout est à comprendre."

Na vida, nada há a temer, mas tudo a entender.

 Marie Curie


ARRANCARAM AS COMEMORAÇÕES DA SEMANA NACIONAL DA CULTURA CIENTÍFICA

Arrancaram no dia 22 de novembro, sob coordenação do Clube Ciência Viva do agrupamento, as comemorações da semana nacional da cultura científica. Estas contam com a participação dos alunos e docentes dos mais variados níveis de ensino e de várias disciplinas e  decorrem até ao dia 26. Do programa deste ano, destacam-se as video conferências temáticas, a dinamização de exposições, as atividades experimentais em sala de aula e a troca de experiências entre alunos de níveis de ensino diferentes.  

Alguns dos trabalhos expostos podem ser visitados online:

https://view.genial.ly/619151f54243610d5e956175/presentation-blackboard-presentation

 

contributo do 9ºano

Experiência sobre a efeitos do tabaco nos pulmões

 

contributo do 6ºano

 

contributo do 9ºano

 

contributo  ensino profissional

Video conferência sobre manipulação genética

 

 

 

 

 

Durante o terceiro período e no âmbito do Projeto da Água, os alunos da turma A e B do 5º ano de escolaridade, colocaram sinalética em vários espaços da Escola D. Martinho Castelo Branco de forma a sensibilizar a comunidade educativa para a poupança de água.

Os alunos realizaram os trabalhos na disciplina de Educação Visual e Educação Tecnológica com a colaboração do professor Rui Carrasquinho. As professoras de Ciências Naturais Carla Marques e Elsa Pereira também contribuíram para a concretização da atividade.

Os alunos mostraram grande empenho, dedicação e criatividade.

 

De forma a sensibilizar para a problemática dos Microplásticos que contaminam os oceanos e que se encontram nos ecossistemas terrestres, as professoras Carla Marques e Natália Martins organizaram e proporcionaram aos docentes do seu grupo disciplinar e às turmas do 2ºciclo um conjunto de sessões sobre o respetivo tema, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais.

As sessões decorreram nos dias 10, 14 e 17 de maio com as palestrantes convidadas, Engª. Isabel Soares (Coordenadora do Programa de Educação Ambiental d’Rocha e a Dra. Paula Banza (Diretora da Ciência e Conservação).

A atividade teve como objetivo alertar os alunos para o excesso de plástico, o impacto que este tem no nosso planeta e como podemos alterar o nosso quotidiano para ajudar a resolver ou minimizar esta situação.

Para além de uma apresentação teórica, houve também uma parte prática com vários objetos que se podem encontrar nas praias.

Os alunos tiveram oportunidade de colocar as suas dúvidas, recordar a regra dos 4Rs (reduzir, reutilizar, reciclar e repensar) e ficaram elucidados, motivados para adotarem atitudes mais amigas do ambiente.

Como forma de potencializar uma aprendizagem mais eficaz e significativa no ensino à distância, a professora Carla Marques dinamizou a rubrica “Cientistas em Casa”, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais.

As turmas A e H do 5º ano participaram com entusiasmo na realização de várias atividades experimentais: "Como se dissolvem diferentes materiais na água? Como pode ser modificada a flutuabilidade de uma substância? Como é transportada a água através do caule das plantas?". 

 A atividade teve como objetivos desafiar os alunos a pensar, estimular o desenvolvimento do raciocínio, a criatividade e o prazer em descobrir.

Um agradecimento aos familiares dos alunos que de forma direta e indireta contribuíram/colaboraram com os seus educandos na concretização da  atividade.

No dia 22 de março e no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Água, os alunos das turmas B, C e H do 5º ano realizaram uma visita online ao laboratório A2 Análises químicas (laboratório de análises agrícolas e ambientais).

Esta visita, iniciou-se com uma breve apresentação sobre a temática proposta, realizada pelo Professor Doutor Alan Evans. Seguidamente, realizou-se um conjunto de atividades laboratoriais que permitiram aos alunos compreender quais os parâmetros que permitem aferir da boa qualidade da água: ph, salinidade e presença de nitratos.

Ao longo da atividade, os alunos tiveram também a oportunidade de refletir sobre a importância que a Ciência e a Tecnologia assumem na Sociedade atual. 

Esta atividade, permitiu articular os Projetos Curriculares das Turmas supracitadas, tendo sido possível graças à parceria já existente entre o Clube de Ciência Viva do agrupamento com o laboratório A2 Análises Químicas Lda.

A parceria com a A2 Análises Químicas dá acesso a tecnologia de ponta a todos os alunos do agrupamento. 

 

A professora Carla Marques responsável pela atividade contou com a colaboração dos professores Bruno Miranda e Luís Juvenal Mendes, elementos da equipa do Clube de Ciência Viva do Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo. 

O Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo comemora na semana de 25 a 29 de novembro a semana nacional da cultura científica, sobe o lema “cultivar o conhecimento, cultivar a amizade.” Pretende-se com o evento fomentar a literacia científica na comunidade, promover o contacto entre a ciência e a cultura e valorizar o conhecimento enquanto fator decisivo na emancipação de indivíduos.

Contamos para desenvolver as atividades com a preciosa colaboração dos nossos parceiros: Serviço Municipal de Proteção Civil, Câmara Municipal de Portimão, A2 Análises Químicas e a Escola de Ciências da Universidade do Minho.

Pdf do programa 

 

foto de grupo do painel de convidados

 

Atividades:

 

Videoconferência sobre o tema “Ser cientista hoje em Portugal.”

 

Palestra “a importância do trabalho laboratorial na investigação científica.”

 

Palestra “Ser empreendedor - riscos e oportunidades"

 

Palestra “Ensino profissional, um caminho de futuro”

 

Palestra sobre o tema “Analisar, para quê?”

 

Palestra "A geologia, o trabalho dos geólogos e a importância de preservar o património geológico"

 

Palestra “Os segredos do cérebro.”

 

Palestra “Sismos e Tsunamis, risco e mitigação”