"Non puoi insegnare qualcosa ad un uomo. Lo puoi solo aiutare a scoprirla dentro di sé."

Não se pode ensinar algo a alguém. Só se pode ajudá-lo a descobrir isso dentro de si.

Galileu Galilei


As professoras Olga Godinho e Rute Dantas e o professor Bruno Miranda realizaram algumas atividades experimentais com os alunos das turmas C, D, E e G do 6º ano, da escola D Martinho de Castelo Branco.

Estas atividades práticas possibilitaram aos alunos um contacto com a anatomia interna e externa de um peixe ósseo, principalmente com os órgãos respiratórios do mesmo.
Recolha dos orgãos respiratórios de um carapau.
 
 
Foi ainda possível observar o sistema respiratório de um mamífero (borrego) e o seu coração.
Observação dos orgãos respiratórios de um borrego.
 
Os alunos  compararam os sistemas respiratórios branquial e pulmonar.
Os alunos registaram as suas observações e conclusões num guião elaborado pelos professores para o efeito e aderiram às atividades com muito entusiasmo.

No passado mês de janeiro os jovens cientistas das turmas 5ªA e 5ºB realizaram uma série de experiências para verificar que materiais seriam solúveis na água.

 

Verificando se a farinha é solúvel na água. 

 

 

Verificando se o azeite e o vinagre são solúveis na água. Resultado

 

Verificando se o açúcar é solúvel na água.

 

 

Verificando se o açúcar e a farinha são solúveis na água.

No âmbito da disciplina de Ciências Naturais do 5º ano, os  alunos das turmas C, E e G, orientados pelo professor Bruno Miranda fizeram a identificação de propriedades da água.

Os alunos realizaram com muito entusiasmo e empenho as atividades laboratoriais. 

Esta ação estratégica contribuiu para o desenvolvimento da aprendizagem essencial – conhecimentos, capacidades e atitudes e para o desenvolvimento dos descritores do perfil dos alunos – criativo e crítico/analítico.

Os alunos misturam cada um dos materiais no gobelé.

Os alunos agitam com a vareta e observam.

Os alunos controlam as variáveis. 

Os alunos agitam com a vareta e observam.

Rochas e minerais

No âmbito da disciplina de Ciências Naturais do 5º ano os alunos das turmas C, E e G orientados pelo professor Bruno Miranda realizaram atividades laboratoriais.

Os alunos distinguirem diferentes grupos de rochas, com base em algumas propriedades, utilizando chaves dicotómicas simples.

 

Os alunos reconhecerem a existência de minerais na constituição das rochas, com base na observação de amostras de mão.

Esta ação estratégica contribuiu para o desenvolvimento da aprendizagem essencial – Conhecimentos, capacidades e atitudes e para o desenvolvimento dos descritores do perfil dos alunos – criativo e critico/analítico.

 

 

Durante a semana que integrou o dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, foram efetuadas atividades sobre a alimentação com os alunos, com base no tema:

  • crescer,
  • nutrir,
  • sustentar;
  • juntos.

Foram elaboradas ementas, pelos alunos, seguindo as orientações da pirâmide da dieta mediterrânica. 

 

Ainda no âmbito desta comemoração os alunos resolveram adivinhas e passatempos sobre a alimentação saudável.

 

 

 

As turmas que participaram nestas comemorações foram o 6º A, B, C, G com orientação das professoras Carla Alexandra Marques e Olga Fernandes Godinho.

 

Os alunos das turmas A, B, C, e G do 5ºano escolheram um animal e criaram o bilhete/cartão de identidade desse animal. O objetivo desta atividade foi a identificação das características anatómicas, comportamentais, dos habitats, a necessidade de proteção das espécies e ainda algumas curiosidades sobre os animais escolhidos. 

Com esta atividade pretendeu-se reforçar a importância da biodiversidade e a aplicação dos conceitos aprendidos nas aulas de ciências do 5ºano.

Foi produzido um ebook com uma pequena amostra dos trabalhos realizados pelos alunos do 5ºG:

link para calameo

 

Cartão de identidade do nosso amigo esquilo

 

Mural com os cartões de identidade dos animais

 

 

Nos dias 3 e 4 de maio as professoras do grupo 230 realizaram a Feira das Plantas na escola D. Martinho de Castelo Branco. A escola encheu-se de cores e aromas e os alunos tiveram oportunidade de estudar as características e a morfologia das plantas que adquiriram.